Engenharia e Projetos <b>de Andaimes</b>

Engenharia e Projetos de Andaimes

Projetos de Andaimes

Projetos de Andaimes

Nossos projetos são desenvolvidos por técnicos e engenheiros experientes, altamente qualificados e suportados por equipamentos e sistemas com tecnologias de ponta voltada à produção de cálculos estruturais, desenhos de projetos, planejamento de obras e  documentação de processos, visando alcançar os melhores resultados com máxima segurança e pontualidade.

 

Solicitar Orçamento

Memorial de Cálculo Estrutural

Memorial de Cálculo Estrutural

O memorial de cálculo ou memória de cálculo ter por objetivo demostrar a segurança do andaime a ser montado em campo do ponto de vista dimensional. Para tanto, implementamos e customizamos recursos de alta tecnologia e performance, que nos permitem a projeção de estruturas sobre qualquer plano, seja horizontal, em planta, vertical, em alçado, em corte, inclinado ou global.

Nossos sistemas nos permitem dimensionamento, modelação integrada, cálculo e detalhamento de execução dos nós das estruturas de andaime, comprovando suas ligações de acordo com os valores máximos definidos por parametrização. Para cada ligação é possível incluir dados que justifiquem a integridade do dimensionamento, as tensões e os esforços de cálculo utilizados. Para cada listagem específica são indicadas as comprovações realizadas e o seu grau de cumprimento.

Com avançadas funções para modificar e verificar as geometrias, produzimos desenhos que facilitam as execuções ou alterações, possibilitando mudanças das armaduras e a definição de novo coeficiente de segurança a cada secção.

Nossas ferramentas trabalham com método de cálculo matricial espacial e permitem total transparência aos cálculos e diferentes opções de edição conforme as necessidades de cada projeto. O resultado é uma memória de cálculo com explicação detalhada dos métodos e coeficientes aplicados.

Responsabilidade Técnica (ART)

A Lei nº 6.496/77 instituí que os contratos de empresas relacionados a seus profissionais e obras ou serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia devem obrigatoriamente ser objeto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), junto aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA), que constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), entidade responsável pela regulamentação, fiscalização e julgamento final das atividades profissionais das classes que abrange.

Tal determinação de obrigatoriedade de registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vem responsabilizar tecnicamente, empresas e profissionais, pelas suas obras ou serviços, garantindo à sociedade que suas atividades sejam realizadas com legitimidade, habilitação e propriedade. Da mesma forma, assegura os direitos autorais das partes envolvidas, valoriza suas produções e permite a certificação dos seus acervos técnicos.

Sendo assim, profissionais contratados por empresas para desempenho de cargo ou função de engenheiro(a), legalmente habilitados e registrados, devem registrar suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) através do preenchimento de formulários eletrônicos disponíveis nas páginas de Internet das Regionais do CREA.

Em cada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) são registrados dados e informações relacionadas ao contrato estabelecido, o local da obra, os prazos, as atividades a serem executadas e as partes envolvidas (Contratante e Contratada).

As ARTs relacionadas a atividades técnicas de engenharia podem ser classificadas como ART DE OBRA E SERVIÇO, ART MÚLTIPLA e ART DE CARGO OU FUNÇÃO.

 

O registro de ART DE OBRA E SERVIÇO cabe à execução de obra ou serviço pontuais. Em casos de múltiplos contratos realizados em um determinado período, cabe o registro de uma ART MÚLTIPLA. Já para estabelecimento de vínculo entre uma empresa e um profissional com cargo ou função técnica, deve ser registrada uma ART DE CARGO OU FUNÇÃO.

Para criação de um projeto de montagem e/ou execução de instalações de andaimes, deve-se registrar uma ART de Obra e Serviço. A FORMA DE REGISTRO de uma ART de Obra e Serviço pode ser classificada em três categorias: ART Inicial, ART Complementar e ART de Substituição.

Uma ART Inicial deve ser registrada antes do início das atividades técnicas de qualquer contrato de prestação de serviço ou execução de obra. A ART Complementar pode ser criada e vinculada à ART Inicial, caso haja necessidade de complementação de dados devido a alguma alteração contratual que determine ampliação de prazo, valor ou detalhes sobre as atividades técnicas. Já uma ART de Substituição, pode ser criada e vinculada à ART Inicial a fim de corrigir erros ou substituir dados registrados referentes às características do objeto ou das atividades técnicas contratadas. Tanto a ART Complementar quanto a ART de Substituição devem ser registradas pelo mesmo profissional responsável pela criação da ART Inicial.

Outra forma de classificação da ART de Obra e Serviço refere-se à PARTICIPAÇÃO TÉCNICA no Empreendimento. Nesse sentido, as ARTs podem ser classificadas como ART individual, ART de Corresponsabilidade ou ART de Equipe.

A ART Individual indica que um único profissional é o responsável técnico pela atividade ou objeto do contrato. A ART de Coautoria abrange atividades técnicas exclusivamente intelectuais e de contrato único, no qual participam mais de um profissional igualmente habilitados e com a mesma competência. A ART de Corresponsabilidade cabe a atividades técnicas com contrato único de execução de serviços, a serem desenvolvidos conjuntamente por profissionais habilitados e de mesma competência. Já a ART de Equipe, refere-se a contrato único, com diversas atividades complementares, sendo executadas em conjunto por profissionais com competências diferenciadas.

As ARTs devem sempre ser preenchidas e enviadas para o sistema do CREA.  Somente após a identificação da quitação dos seus valores correspondentes, as ARTs são registradas. Antes dessa efetivação são emitidas apenas em modo rascunho.

Com experiência garantida nos serviços prestados, a Total Andaimes conta também com tecnologia de ponta.

Fale com a Total Andaimes